nome:
Armando Domingos, Maria Barreiros, Maria das Dores, Maria Glória
ano nascimento:
 
freguesia: Riba de Mouro
concelho:
Monção                              
distrito:
Viana do Castelo
data de recolha: 2022
 
 
 

Inventário PCI

Aguar crianças e animais

Reza a fazer quando as crianças estavam subnutridas.

Práticas tradicionais de cura

Transcrição

- " Há que juntar nove casas, nove ingredientes, nove bocadinhos de fermento, para depois fazer o bolo para dar à criança que se deixe aguada, para a desaguar."

- "Antigamente toda a gente fazia pão na casa, então guardava-se o fermento de uma fornada para a outra. Então tinha que ir lá buscar um bocadinho desse fermento para fazer o bolo - a nove casas."

- "Uma pitadinha. Uma pitadinha pequena de fermento. Faziam o bolo."

- "Porque a canalha [dizia] que estava aguada, tinha fome, e depois [dizia] que aguara por isto e por aquilo. Então iam, juntavam-se os fermentos."

- "Também não se podia dizer para o que era."

- "Juntavam-se os fermentos, fazia-se o bolo, dava-se à criança e depois o que sobrasse dava-se a um cão. Ninguém o podia comer."

- "Neste campo aqui, a mãe dela tinha aqui uma lavrada. Passámos eu e os meus sobrinhos, [que] são quase da minha idade. Eu sou a mais velha e depois é dois anos sempre mais para baixo. E passámos ali nesse campo e eles estavam a merendar. E o meu sobrinho Benjamin, a mãe dela queria-lhe dar chocolate, mas o rapaz teve vergonha e não quis. E seguimos para aquele lugar além. E dali para a frente o rapaz começou a emagrecer, a ficar triste, magro. E nós [perguntávamos]: «O que tens, Benjamin?», a mãe e todos. E o que é que era? Era o chocolate de mira de rojeira. A minha irmã comprou o chocolate, foi-lhe levar à mãe dela. A mãe dela deu-lho, como que era dela. E o rapaz ficou bom, melhorou."

- "Havia duas coisas mais que podiam aguar: eram as mulheres grávidas e as vacas prenhas. Se fosse passar ali uma vaca prenha e fossemos com um braçado de couves, havia que lhe dar uma couve, à vaca. À vaca, havia de lhe dar. Era quase um dever que você tinha que fazer. Se passasse uma vaca ali prenha e você viesse com qualquer coisa de comida, tinha que lhe dar um bocadinho."

- "E a uma grávida igual, se não até se ganhava um tricó [terçolho]. Nascia um tricó num olho, [dizia-se]: «Tu passaste por uma mulher grávida e não lhe deste de comer!». Porque ganhava o tricó. E quando uma vaca paria, que aqui na nossa terra diz-se parir as vacas…"

- "E nas outras?"

- "Não sei, nas outras às vezes diz-se abeixar. A vaca é abeixar." (...)

- "É parir, a palavra correta é parir."

- "Por exemplo, a vaca depois não se livrava. Tinha aquela porcaria e passavam horas e dias e não se livrava. Então havia que ir a nove hortas, roubar nove couves a nove pessoas. Roubar nove folhas de couve. E dá-las à vaca, que era para a vaca depois livrar-se. Mas não se podia dizer a quem se ia roubar, também era um segredo de ir roubar. Tanto a vaca, como a ovelha. Ainda aqui há tempos a Maria Alice, a dela não se livrava e então eu disse: «Vai roubar assim, assim, noves couves.». E diz ela: «Mas às tuas eu não posso ir, que tu disseste-me.». «Não, às minhas não. Vai roubar a outro!» [Risos]"

- "As ovelhas não se desaguavam, só se desaguava as vacas."

- "A vaca. Não se podia ir à corte [curral], se fosse ao palheiro.

(...) Havia a corte por baixo, não é? Por cima havia o palheiro, onde se guardava a erva e o feno. Havia que botar uma mão cheiinha, se não aguavam."

- "Mas havia uma velha ali na costa, que era a... a sua sogra deve-se lembrar dela. (...) E então fazia-se o serão na corte dela. Antigamente faziam-se os serões nas cortes, fiavam e faziam-se lá os serões. E do outro lado estavam as vacas. Dividiam a corte: numa parte fazíamos o serão e na outra estavam as vacas. Então os homens jogavam às cartas. As cartas têm o Às de Copas, por exemplo, aquelas cartas que são de Copas. E a mulher dizia: «Não vão falar em copas, que as vacas (...?).» [Risos] Porque a copa era a copa de palha."

- " O pequeno-almoço das vacas era uma copa de palha."

- " Pois, e eles falavam em copas..."

- " A primeira refeição era uma copa de palha, antigamente."


 

Caraterização

Identificação

Tradições e expressões orais
Armando Domingos, Maria Barreiros, Maria das Dores, Maria Glória (Lola)

Contexto de produção

Contexto territorial

Ribas de Mouro
Ribas de Mouro
Monção
Viana do castelo

Contexto temporal

2022

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão
Idioma

Equipa

Transcrição
Laura del Rio, Paulo Correia
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa, José Barbieri
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL