nome:
Deolinda Gonçalves e Irene Gonçalves
ano nascimento:
 
freguesia: Castro Laboreiro
concelho:
Melgaço                             
distrito:
Viana do Castelo
data de recolha: 2022
 
 
 

Inventário PCI

As carpeadas

Relato sobre quando se juntavam as raparigas novas a cardar lã de ovelha nas noites de inverno.

Memória tradicional (casos reais)

Nota: Este relato descreve os trabalhos agrícolas de antigamente num contexto de uma comunidade rural. Esses trabalhos obedeciam a um calendário sazonal e eram feitos muitas vezes coletivamente, nomeadamente durante os serões. Neste contexto surgiam manifestações festivas como a dança a pares e as cantigas com ou sem acompanhamento de instrumentos musicais.

Transcrição

- "Havia carpeadas. Que a gente quando tinha as ovelhas, depois ao chegar ao mês de maio (...) quando já o tempo vinha bom, rapava as ovelhas, lavava a lã, preparava-a. Isto da nossa lembrança, antigamente se calhar houve outras coisas. Ainda me lembro de ouvir o meu avô dizer que havia linho, mas eu disso não me lembro. Então rapavam-se as ovelhas, depois lavava-se a lã, preparava-se e depois no Inverno, quando vinha o Inverno que a gente já tinha mais vagar e as noites já eram muito grandes, faziam-se o que se chamava as carpeadas.

Por exemplo, eu chamava a minha cunhada (...), eram em geral raparigas novas e a gente da família mais próxima, não pessoas de idade, mas a gente assim se calhar 40, 50 anos e a rapaziada nova. Eu, se calha a fazer hoje a minha carpeada, chamava essa gente e a gente ia para lá, carpeava a lã e puxava assim e depois carregava com umas tabuinhas com uns pregos e fazia para um lado e para o outro. E depois no fim as raparigas dançavam, juntavam-se as tais raparigas e rapazes e dançavam.

Mas, eu, cantar nunca me lembro de cantar. Mas de tocar uma concertina e de dançar ainda me lembro, na casa da minha mãe tínhamos uma casinha assim mais pequena ao lado, e de fazer lá as carpeadas. E de uma minha tia de fazer as carpeadas e de se juntar a gente nova e dançar. E os velhos estavam ali a guardar as raparigas, [para] que não fizessem asneiras."

 

Caraterização

Identificação

Tradições e expressões orais
Irene Gonçalves, Deolinda Gonçalves

Contexto de produção

Contexto territorial

Castro Laboreiro
Castro Laboreiro
Melgaço
Viana do castelo

Contexto temporal

2022

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão
Idioma

Equipa

Transcrição
Laura del Rio, Paulo Correia
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa, José Barbieri
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL